domingo, 29 de maio de 2011
A População vai às ruas exigir a instalação de CPI na ALEPA!
A nossa juventude esteve presente, confiram algumas de nossas fotos:
terça-feira, 17 de maio de 2011
Dia 19/05 a UFOPA vai parar!
Dia 19/05 a UFOPA vai parar!
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Um código a ser cumprido
O debate sobre as alterações no Código coloca em disputa duas visões antagônicas de uso da terra: a dos produtivistas do agrobusiness e a dos agroecologistas. Vitoriosos os primeiros, estarão ameaçadas muito mais do que árvores: serão afetadas as seguranças hídrica, energética, biológica e econômica, garantidas constitucionalmente.

sexta-feira, 6 de maio de 2011
Estudantes pediram ao reitor mais segurança para quem circula pelo campus

Um grupo formado por representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), comissões de formatura e da segurança do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai passar a acompanhar, desde o planejamento até o encerramento, as festas promovidas no Espaço Recreativo do Vadião, localizado no campus da universidade, no bairro do Guamá, em Belém. A proposta foi feita pelo reitor Carlos Maneschy, ontem, durante reunião com representantes da administração superior, docentes, técnicos e representantes do DCE, no auditório da Secretaria Geral da Reitoria. A ação começa a valer de imediato.
O encontro foi solicitado pelo DCE e teve como pauta a questão da segurança no campus Universitário, principalmente nos dias de festas, que acontecem às quintas e sextas-feiras. Entre as medidas que ficaram definidas, estão o reforço no aparato de segurança nesses dois dias, a proibição de aparelhagens de som e a criação de uma comissão composta por representantes do DCE, que atue em conjunto com a administração do campus nas ações de segurança. "A reunião não era deliberativa, era apenas uma conversa, mas, ainda assim, conseguimos estabelecer algumas ações objetivas e práticas que vão ajudar a melhorar o problema da insegurança na universidade", afirmou o reitor Carlos Maneschy".
O diretor de Interiorização do DCE, Rodrigo Queiroz, também considerou a reunião positiva. "Agora, a comissão vai estar mais próxima para intervir na melhoria da utilização dos espaços. Vamos verificar de que forma a gente pode trabalhar não só a segurança dentro do campus, mas também fora dele". Outro encaminhamento da reunião foi a construção de um plano de segurança permanente, a ser discutido entre os representantes do movimento estudantil e a direção da segurança da universidade.
Polo da UFPA em Salinópolis
Doação de terreno garante polo da UFPA. |
A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, oficialmente, ontem, a doação do terreno para a construção do Polo Universitário no município de Salinópolis, nordeste do Pará. A cerimônia aconteceu no gabinete da reitoria, no Campus da UFPA, em Belém, com a assinatura do termo de doação do terreno pela família Rodrigues, de Salinópolis, representada pelos irmãos Joaquim Manoel e Ana Rodrigues. O documento foi assinado na presença do reitor da Universidade, Carlos Maneschy.
O reitor Carlos Maneschy reiterou a relevância da construção do polo em Salinólolis, no sentido de que os novos cursos de graduação e pós-graduação do município possibilitarão a abrangência de novos campos de conhecimento. O reitor ressaltou a importância de se valorizar o gesto da família Rodrigues, que escolheu como donatária a UFPA.
O professor João Batista Ribeiro destacou, durante a reunião, o longo processo no qual a UFPA pleiteou o terreno, que possibilitará que o projeto possa ser posto em prática. "A ideia de implantar um novo polo começou em 2008 e, após um processo burocrático demorado, o Polo Universitário de Ciência e Tecnologia da UFPA, em Salinópolis, poderá ser fundado. Dessa forma, o tripé ensino-pesquisa-extensão da Universidade será expandido para outra região, contribuindo para o surgimento de novos profissionais e para o desenvolvimento local", disse Batista.
A previsão é que o Polo Universitário de Salinópolis tenha as instalações inauguradas em, aproximadamente, dois anos. A expectativa é que o Instituto Científico e Tecnológico no município ofereça cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e Gás natural e de Engenharia Oceânica, bem como, que também haja a possibilidade de oferta, futuramente, de um Curso Técnico Profissionalizante de Pesca.
Formação para professores e voluntários da Rede Emancipa
Iº Seminário de Formação para professores e demais voluntários da Rede Emancipa
Tema: Educação Popular
Facilitação: Nazaré Sá (Educadora da UNIPOP)
Dia: 07 de maio
Hora: a partir das 15h
Local: Escola Estadual Amilcar Alves Tupiassu
(Rua Eng. Fernando Guilhon, px. a 14 de março)
Mais Informações:
Anderson Castro (ex-coord. Geral do DCE UFPA): 8208 61 01 (TIM)
Leila Bentes (moradora da CAESUN): 8809 28 55 (OI)
Blog: www.redeemancipa-pa.blogspot.com

A UFOPA que queremos
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Fantasma e Estudantes protestam na ALEPA






