Hoje a Universidade acordou mais democrática. Não há como não se lembrar de um trecho da música "apesar de você", com autoria do glorioso Chico Buarque de Holanda e entronizada pela frase "Amanhã vai ser outro dia".
Encontramo-nos "ressaqueados" de uma grande festa, onde muitos esforços foram desprendidos, gritos, antes reprimidos, agora ecoados e o coração pela voz saciado.
Não se tratou de uma festa qualquer, mas de uma festa Democrática com D maiúsculo, onde acadêmicos, técnicos, professores e sociedade, renunciaram a concepção de universidade medieval, divorciada do debate, despida de valor e travestida meritocrática.
Enfim, conseguimos ser escutados, soubemos exigir a emancipação do pensamento e mostramos que não se pode haver "rédeas" em nossa Instituição, mas sim decisões coletivas, democráticas e socialmente referenciadas.
A revolta que antes era abafada pelo grupo dirigente da Universidade, tomou corpo e submergiu na Assembléia do dia 05/05, contagiando a tudo e a todos, derrubando, sem hesitar, qualquer tentativa perpetrada e maniqueísta de cobrir ou camuflar a realidade.
Foi posta a prova a ditadura do pensamento único e provada que suas bases não se solidificam, pois estão apoiadas no autoritarismo, na chamada pedagogia do medo e na barbárie do pensamento único.
À hora do basta chegou e se não pára o autoritarismo nós paralizaremos a Universidade! O dia 19 foi anunciado, encaminha-se uma nova etapa em nossa tão nova Universidade que logo de início foi surpreendida por velhas práticas autoritárias, tão comuns em períodos não muitos distantes de nossa história.
A resposta foi dada, contra todo um histórico de desmandos e ausência de democracia, temos três categorias unificadas, todas as vozes reunidas e um “rumo” traçado! Nem um passo a traz, nem um direito a menos! Basta! A Universidade que Queremos já! Diretas já! Democracia já!
Mais ainda restará uma pergunta, mas essa deixo a cargo do já anunciado Chico: “Como vai se explicar. Vendo o céu clarear, de repente, Impunemente? Como vai abafar. Nosso coro a cantar, Na sua frente.”
Wallace Carneiro de Sousa
Técnico Administrativo em Educação – PROAD
Coordenador Geral do DCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário