Fotografia: Ramon Santos |
Em Assembléia Geral realizada ontem (13/04) na UFOPA, que contou com expressiva participação de estudantes, funcionários, professores e movimentos sociais, foi aprovada por unanimidade a proposta do DCE de estado de mobilização intensa. Ou seja, os próximos dias e semanas serão marcados por vários atos públicos em protesto à repressão política implantada pela Reitoria pró-tempore da Universidade.
A primeira manifestação já está marcada: será na próxima sexta-feira - dia 15 de abril de 2011, com concentração a partir das 16 horas em frente ao hotel Amazônia Boulevard, partindo em direção ao campus 1 da UFOPA, situado na Av. Marechal Rondon. Foi aprovada também a proposta de uma abaixo-assinado para coletar assinaturas de estudantes, professores, técnicos e da sociedade.
O clima de indignação e repúdio às dezenas de processos administrativos instaurados pelo Reitor Seixas Lourenço é quase unânime na comunidade acadêmica e na sociedade civil organizada. O Prof. Luiz Fernando França assinalou que, em Assembléia Geral da categoria, os docentes da UFOPA decidiram por enviar um documento à Reitoria requerendo a invalidação das portarias que iniciaram os referidos processos. O servidor Eric Braga, por sua vez, afirmou que os técnicos-administrativos da Universidade, reunidos em Assembléia, também firmaram posição contrária aos processos administrativos.
As entidades estudantis presentes na Assembléia do dia 13 [UES e DCE/UFOPA] dispararam categoricamente: há um processo ditatorial instalado na Universidade Federal do Oeste do Pará. "Não há fundamento jurídico razoável para a instauração de tais processos. O que existe é uma clara perseguição política a todos aqueles que contestam a atual gestão estabelecida na UFOPA. E isso é inadmissível numa Universidade pública, instituição cuja principal missão é produzir e difundir conhecimento crítico e voltado à resolução dos problemas da sociedade" - afirmou Ib Tapajós, coordenador da UES.
Além da comunidade acadêmica, participaram do evento várias entidades, movimentos sociais e sindicatos da região, como a Frente em Defesa da Amazônia (FDA), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (SINTEPP), Sindicato dos Professores de Santarém (SINPROSAN), Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (SINTSEP), dentre outros. Todos unânimes em se opor ao regime tirano em vigor na UFOPA.
A luta por DEMOCRACIA continua!
Confira no "Mais informações" o manifesto distribuido pelo DCE na Assembléia.
NÃO NOS CALARÃO!!!
Caros colegas estudantes, professores e técnicos da UFOPA, bem como sociedade em geral. Não podemos permitir que uma Universidade pública como a UFOPA continue sendo regida por uma TIRANIA POLÍTICA, que tem como principal expressão o atual REItor, José Seixas Lourenço – que nunca foi eleito pela comunidade acadêmica da UFOPA.
A REItoria não admite nenhuma crítica à sua gestão. Aqueles que ousam questionar o atual estado de coisas na UFOPA são ameaçados, constrangidos e, em muitos casos, punidos. Tudo é empurrado goela abaixo da comunidade acadêmica, sem nenhum diálogo – modelo acadêmico, restrições de acesso ao espaço físico da universidade, compra de um carro de luxo para o REItor, etc.
A gota d´água foram os processos administrativos instaurados pelo REItor contra um professor, funcionários e mais de 40 estudantes da nossa Universidade. Motivo? Eles ousaram desafiar os donos do poder, através de um ato público na aula magna do dia 18 de março de 2011 no hotel Amazônia Boulevard.
Independente da opinião individual de cada um sobre a referida manifestação, NÃO PODEMOS ADMITIR que membros da comunidade acadêmica sejam perseguidos por motivos políticos! Todos nós lemos nos livros de História que a Ditadura já é coisa do passado no Brasil. Ou será que não??
Se deixarmos as coisas continuarem dessa forma, estaremos legitimando um REGIME DESPÓTICO e OPRESSOR. Precisamos reagir energicamente e mostrar à REItoria que a comunidade acadêmica da UFOPA merece respeito.
NÃO NOS CALARÃO. CONTINUAREMOS FIRMES EXIGINDO DEMOCRACIA NA UFOPA. ABAIXO A REPRESSÃO!
#FORA REITORIA PRÓ-TEMPORE! DIRETAS JÁ!!
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UFOPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário